Como ser atendido por teleconsulta?

Como ser atendido por teleconsulta?

Preparação para a teleconsulta

A preparação do beneficiário deve ocorrer logo após seu consentimento em participar do atendimento na modalidade de TELEMEDICINA. Certifique-se de que o seu “de acordo” foi declarado ao prestador, profissional de saúde ou operadora, no momento do agendamento e/ou antes do atendimento.

Para que corra tudo bem na sua teleconsulta, é fundamental que beneficiário esteja preparado para a teleconsulta. Recomendamos a leitura prévia das instruções de participação em teleatendimento, disponíveis na página de orientação do beneficiário.

As instruções de atendimento serão enviadas, por e-mail, assim que operadora autorizar a solicitação de atendimento (guia de SP/SADT).

 

Como ser partcipar da teleconsulta?

O atendimento na modalidade de TELEMEDICINA se inicia quando o beneficiário recebe o SMS ou E-MAIL, contendo o link convite para entrada na sessão de TELECONSULTA. Em seguida, o beneficiário deve executar os seguintes passos:

  • Passo 1) Abrir o link da teleconsulta, recebido no e-mail e/ou SMS;

Exemplo de mensagem SMS com o link para entrada na sala de teleconsulta.


  • Passo 2) Confirmar os dados de identificação, CPF e ANO DE NASCIMENTO. Marcar a opção “Li e concordo com os termos de uso” e se estiver de acordo marque também a opção “Autoriza gravação da teleconsulta“. Para concluir a operação, clique no botão CONFIRMAR;

NOTA: Caso você (beneficiário) necessite de alguns minutos de espera antes de entrar na sala de teleconsulta, ou caso queira desistir do atendimento, acione a opção NÃO POSSO SER ATENDIDO AGORA, conforme pode ser observado na imagem a seguir.

NOTA: depois de acionar a opção NÃO POSSO SER ATENDIDO AGORA, informe a justificativa do cancelamento.


Passo 3) Definir um senha eletrônica de 4 dígitos e clicar no botão CADASTRAR, conforme pode se observado a figura a seguir:

NOTA: se o beneficiário já definiu sua senha eletrônica, basta informá-la e clicar em AUTENTICAR. Caso tenha senha esquecido a senha, poderá redefini-la ao clicar no botão ESQUECI MINHA SENHA, conforme pode ser observado na figura abaixo:


Passo 4) Pode ser necessário, permitir o uso dos recursos de câmera, microfone e pop up pelo seu navegador. Confirme as permissões necessárias e clique em CONCLUÍDO.


Passo 5) A teleconsulta começou. Você já deve estar vendo o profissional de saúde, fique atento e interaja com ele por vídeo, áudio, chat, se for o caso, envie arquivos ou compartilhe sua tela:

Compatibilidade e requisitos técnicos

Desktop

Mobile

Navegadores

  • Windows 7 ou superior

  • MacOS 10.10 ou superior

  • Linux 64 bits

  • IOS Safari 13 ou superior

  • Android Version 4.4 ou superior

  • Chrome

  • Firefox

  • Opera

  • Safari

Elementos da interface

Videochamada:

  1. Visualização principal: área de exibição principal, inicialmente utilizada para apresentar o profissional de saúde (anfitrião). O sistema permite alternar (entre o anfitrião e convidado) quem será apresentado nesta área;

  2. Visualização secundária: área de exibição secundária, inicialmente utilizada pelo beneficiário (convidado). O sistema permite movimentar e expandir o tamanho e posição, dentro dos limites da tela / interface;

  1. Ações no meu dispositivo:

    • Ligar / desligar câmera: permite desativar ou ativar a câmera do dispositivo (desktop ou mobile);

    • Ligar / desligar microfone (mudo): permite ligar ou desligar o áudio da videochamada (mudo);

  1. Ações na teleconsulta:

    • Encerrar atendimento: permite encerrar o atendimento;

    • Enviar conversa por e-mail: permite enviar o conteúdo das mensagens trocadas pelo chat, inclusive os anexos;

    • Download da gravação: permite fazer o download da gravação da teleconsulta, em formato mp4;

  1. Chat:

    • Histórico de mensagens: área de visualização das mensagens envias, com opção para download dos anexos recebidos;

  1. Ações do chat

    • Enviar texto: envia as mensagens digitadas na caixa de texto;

    • Anexar arquivo: abre tela para seleção de arquivo(s) para envio como anexo (de qualquer extensão);

    • Compartilhar tela: permite compartilhar a tela do dispositivo (desktop ou mobile);

Regras de negócio

Limite de tempo de espera

Por padrão, o sistema mantém ativo o convite para sessão de teleconsulta por até 2h. Depois deste tempo, o convite expira e a sessão de teleconsulta é dada como CANCELADA.

Duração da teleconsulta

Não existe limitação de tempo de duração da teleconsulta, o encerramento só ocorrerá por acionamento manual, do beneficiário ou do profissional de saúde.

Cancelamento manual da teleconsulta

O profissional de saúde também pode desistir de esperar e cancelar manualmente o atendimento a qualquer momento, basta acionar opção CANSEI DE ESPERAR;

Motivos de cancelamento do atendimento

O profissional de saúde também pode desistir de esperar e cancelar manualmente o atendimento a qualquer momento, basta acionar opção CANSEI DE ESPERAR;

Critérios para considerar o atendimento como realizado

Nos atendimentos declarados como não realizados, o(s) procedimento(s) não terá seus status alterados REALIZADO, não sendo cabível sua cobrança em faturamento;

Passo 6) Encerrar atendimento, clicando no botão ENCERRAR ATENDIMENTO;


Passo 7) Confirmar a conclusão da consulta, clicando no botão SIM;


Passo 8) Selecionar o motivo da finalização do atendimento, no caso de sucesso clique na opção TERMINEI A CONSULTA COM O MÉDICO;


Passo 9) Atestar se a mensagem de sucesso Este atendimento está concluído! Quer falar com o médico novamente? Agende uma consulta! foi apresentada;

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