Como realizar Auditoria Concorrente a partir das internações?

Como realizar Auditoria Concorrente a partir das internações?

EM ATUALIZAÇÃO, atualizado a última vez em 09/12/2021

Definição: Auditoria Concorrente recebe este nome porque concorre (acontece simultaneamente) com a internação do beneficiário. Esse tipo de auditoria requer a existência de uma internação, identificada previamente a partir de internações registradas ou percebida presencialmente durante as visitas de auditoria.

As interfaces e funcionalidades para realização de auditoria concorrente estão disponíveis aos auditores e operadora, conforme definição de privilégios feita pelo administrador do sistema.

Veja a seguir o passo a passo de como realizar uma auditoria concorrente:

Passo 1) Acessar menu AUDITORIA CONCORRENTE MONITORADOS;

Passo 2) Localize o internado a partir da rede (filtro de pesquisa REDE) ou utilizando outros filtros de pesquisa, botão PESQUISA DE BENEFICIÁRIOS;

Passo 3) Depois de localizar o beneficiário, clique no botão AÇÕES – INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE;

Passo 4) Em seguida informe os dados do auditor a classificação de urgência, selecione a TIPO DE AUDITORIA e clique em CADASTRAR;

Passo 5) Na listagem de internações, na coluna ações, clique em INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE;

NOTA: observe que a opção INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE só está disponível nas internações em que ainda não foi criada nenhuma auditoria, o que também pode ser identificado na listagem de internação quando houver o valor NÃO na coluna AUDITORIA;

DICA: para ter uma melhor experiência com a interface utilize zoom de 100% no seu navegador, dessa forma todas as opções e recursos estarão visíveis, inclusive o botão de AÇÕES

Veja a seguir o detalhamento dos itens numerados da interface:

01- Rede: campo selecionável que permite selecionar e restringir a visualização dos internados de acordo com a rede;

02- Internados Eletivos: este indicador é obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix, independente da existência de guia de internação ou comunicado de internação;
  • Operadoras que NÃO TEM o serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados com guia de internação cadastrada (com data de internação maior igual a hoje) + internados com comunicado de internação cadastrada  (com data de internação maior igual a hoje) + internados obtidos a partir de integração (WS) com o prestador;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: existem dois cenários para este indicador, que são:
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, e que pertencem a rede principal (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora que estão em trânsito, ou seja, beneficiários de outra localidade internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: são os internados que estão fora da sua localidade (intercâmbio);

03- Internados urgência / emergência: este indicador pode ser obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix e marcados como internação de  urgência / emergência, independente da existência de guia de internação ou comunicado de internação;
  • Operadoras que NÃO TEM o serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados com guia de internação cadastrada e marcada como urgência / emergência (com data de internação maior igual a hoje);

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: existem dois cenários para este indicador, que são:
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: são os internados em caráter de urgência / emergência que estão fora da sua localidade (intercâmbio);

04- Prováveis internados: este indicador pode ser obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que hoje + os comunicados de internação cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix com data de internação maior que hoje;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que hoje;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que hoje, apenas de beneficiários locais;
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que hoje, apenas de beneficiários de intercâmbio;

05- Internações futuras: indicador obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data provável de internação maior que D+2, mais os comunicados de internação cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix com data de internação maior que D+2;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que D+2;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que D+2, apenas de beneficiários locais;
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que D+2, apenas de beneficiários de intercâmbio;

06- Aguardando autorização: indicador obtido a partir das guias de internação cadastradas e ainda não autorizadas + guias de prorrogação cadastradas e ainda não autorizadas, considera os atendimentos locais + intercâmbio;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação dos beneficiários em prestadores na própria rede / localidade;
      • LOCAL: são as guias de internação dos beneficiários na rede própria da operadora (ex: beneficiários 865 aguardando autorização para internação em rede própria na localidade 865), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito (ex: beneficiários com código 865 aguardando internação em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação não autorizadas de beneficiários fora de sua localidade (intercâmbio);

07- Internados hojeindicador obtido de duas maneiras, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados mapeados e cadastrados pela equipe de censo nas últimas 24h;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastradas pelos prestadores com data de internação menor igual a hoje (últimas 24h) + comunicados de internação cadastrados nas últimas 24h;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera os beneficiários internados em rede própria da operadora e na mesma localidade do seu código de beneficiário;
      • LOCAL: são os beneficiários (código 865) internados na sua própria localidade / rede, considera apenas os atendimentos locais;
      • EM TRÂNSITO: são os beneficiários internados fora da sua rede própria (ex: beneficiários com código 865 internados em outra localidade / rede ou cidade), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: considera os beneficiários internados fora da sua localidade;

08- Quantidade de internações por contrato: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internados por prestador contratado, considera internações em andamento (na data de hoje);

09- Quantidade de internações por estado: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internados por estado, considera internações em andamento (na data de hoje);

10- Quantidade de internações por tempo: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internações agrupadas por tempo de duração, considera internações em andamento (na data de hoje);

11- Botão – Pesquisa de beneficiário: fornece acesso aos filtros avançados para pesquisa de beneficiários;

12- Botão – Adicionar beneficiário internado: fornece acesso ao formulário para registro de novo internado; 

13- Link – Guia de internação: fornece acesso visualização detalhada da guia de internação que deu origem ao registro;

14- Link – Nome do beneficiário: fornece acesso a visualização ao cadastro detalhado do beneficiário;

15- Botão – Ações: botão que disponibiliza acesso as ações disponíveis para a respectiva internação, que são:

  • Visualizar: opção que permite acessar ;
  • Incluir auditoria concorrente: opção que permite criar uma nova auditoria a partir da respectiva internação. Permite inclusive, delegar a auditoria para um auditor específico, associar a auditoria a um ou mais CID’s, classificar, definir ou alterar a frequência de visita de auditoria, marcar como urgência / emergência e categorizar a auditoria (definindo assim um formulário específico). OBS: essa opção só está disponível nas internações que ainda não tem auditoria criada;
  • Atualizar internação: opção para atualizar os dados da internação. Apresenta um formulário para registro de informações como data de internação, caráter de atendimento, acomodação, indicação de recém-nascido, nº do leito, observações, CID e tipo de internação;
  • Informar alta: opção para informar a alta do internado, com opção para informar o motivo da internação e data;
  • Alertas:  opção que apresenta os alertas gerados pelo sistema, de acordo com os critérios parametrizados. Geralmente os alertas são referente aos prazos para realização da auditoria ou ocorrência de algum item / procedimento específico na internação;
  • Agendamento cirúrgico: opção que permite informar um evento cirúrgico, a partir do preenchimento de um formulário. Além dos dados do internado, do prestador, também permite informar o centro cirúrgico, sala e outros detalhes sobre o evento cirúrgico;
  • Histórico de ações: opção que permite visualizar todo o histórico da internação, como a guia principal as guias complementares e ainda a data da ação e o usuário responsável;

Passo 6) De volta a lista de internações, na última coluna da lista, clique novamente no botão AÇÕES, opção VISUALIZAR;

Passo 7) Na tela de visualização da guia, na barra de ações, clique no botão INICIAR;

Passo 8) Selecione a aba correspondente a auditoria (item 6 da imagem a seguir) e realize a auditoria preenchendo o respectivo fomulário. Se for o caso, avance pelas demais abas (tipos de auditoria) de acordo com sua rotina / processo de trabalho.

NOTA: as informações inseridas nos formulários são salvas automaticamente pelo sistema, não é necessário clicar e/ou acionar nenhum opção salvar;

Tela de visualização da Auditoria Concorrente

Veja a seguir o detalhamento dos itens numerados da interface:

01- Foto do beneficiário: apresenta a foto cadastrada pelo próprio beneficiário pelo app SAW MOBILE e/ou interface web do beneficiário;

02- Aba – Dados Gerais: seção que apresenta os dados cadastrais do beneficiário;

03- Aba – Dados de internação: seção que apresenta os dados refentes a internação. Disponibiliza link para visualização da guia a partir do campo NÚMERO DA GUIA;

04- Aba – Internação e DRG: seção que apresenta o status da internação e os dados do DRG referente a respectiva internação;

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