Como realizar Auditoria Administrativa a partir dos beneficiários internados?
Definição: Auditoria Administrativa faz parte do Processo de Auditoria Concorrente e acontece durante o período de internação do beneficiário. Esse tipo de auditoria requer a existência de uma internação, que pode ter sido identificada previamente ou durante as visitas de auditoria in-loco.
As interfaces e funcionalidades para realização de Auditoria Administrativa estão disponíveis para auditores e/ou operadora, conforme definição de privilégios feita pelo administrador do sistema.
A Auditoria Administrativa é composta por três etapas, onde são obtidos três diferentes tipos de pareceres, que são:
- Parecer Administrativo:
- Parecer Técnico:
- Parecer Social:
Veja a seguir o passo a passo de como realizar uma auditoria administrativa:
Etapa 1: Parecer Administrativo
Passo 1) Acesse o menu CENSO HOSPITALAR – BENEFICIÁRIO;
Passo 2) Localize o beneficiário internado a partir dos critérios desejado, selecionando os filtros de pesquisa de interesse e clicando em PESQUISAR;
Veja a seguir o detalhamento dos campos:
Dashboard
01- Internados: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:
-
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
- Eletivos: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como eletiva (guia de internação);
- Urgência / emergência: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como urgência / emergência (guia de internação);
- Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
- Eletivos: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação eletiva. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
- Urgência / emergência: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação urgência / emergência. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
- Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
- Eletivos: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação eletiva;
- Urgência / emergência: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação de urgência / emergência;
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
02- Altas hospitalares: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:
-
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
- Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada;
- Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada pela equipe de censo da TRIX nos últimos 7 dias, considerando toda a rede credenciada;
- Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
- Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
- Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
- Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
- Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;
- Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
03- Censos realizados: existem apenas 1 forma de obter este indicador:
-
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
- Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) verificados hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;
- Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) verificados nos últimos 7 dias pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;
- Para clientes do serviço de censo da TRIX
04- Alertas gerados: apresenta o total de alertas gerados a partir das ocorrências de contas (guias TISS) que se enquadraram em pelo menos uma regra definida no workflow. Toda conta (guia cadastrada ou importada) é validada e caso se enquadre em algum critério, será gerado um alerta. NOTA: Por padrão, as guias que derem origem a um alerta não geram auditoria automaticamente, ou seja, para as internações / beneficiários apresentadas na listagem que deram origem a uma alerta precisam ser analisar manualmente pelo usuário que pode criar uma auditora.
05- Aguardando autorização: apresenta as guias de internação que estão aguardando autorização pela operadora, ou seja, estão em análise ou em auditoria. Considerando toda a rede credenciada.
SEÇÃO EM ATUALIZAÇÃO
Filtros de pesquisa
06- Código / Nome Contratado / Prestador: campo aberto que permite informar um ou mais prestadores para refinamento da pesquisa de internados. O campo pode ser preenchido com código ou nome do prestador;
07- Operadora: campo que permite inserir o código da operadora do beneficiário, para compor os critérios de pesquisa;
08- Data alta: campo para escolha de um tipo de alta (com alta, sem alta, ambos, alta provisória), para compor os critérios de pesquisa;
09- Rede Censo: campo para escolha do tipo de rede (direta ou indireta) a ser considerada mos critérios de pesquisa. Rede DIRETA são os credenciados da própria operadora, enquanto que rede INDIRETA são os prestadores de outras localidades. NOTA: a identificação de rede está condicionada a parametrização e integração personalizada com o SAW;
10- Pesquisar CID: campo aberto que permite informar ou mais CID’s para compor os critérios da pesquisa. Podem ser informado o código ou descrição do CID;
11- Código do beneficiário: campo que permite informar o código do beneficiário para compor os critérios de pesquisa. Não é necessário informar o código da operadora;
12- Número da guia: campo que permite informar o número da guia para compor os critérios de pesquisa;
13- Período de internação de: campo que permite informar a data de início de uma internação como critério de pesquisa, serão consideradas na consulta somente as internações a partir da data informada neste campo;
14- Caráter atendimento: campo que permite selecionar o caráter de internação a ser considerado na pesquisa. As opções disponíveis são ELETIVA e URGÊNCIA / EMERGÊNCIA;
15- Nome: campo aberto que permite informar o nome completo ou parcial do beneficiário como critério de pesquisa de internados;
Passo 3) Depois de localizar o beneficiário desejado, na lista de internados, clique no botão AÇÕES – INCLUIR AUDITORIA ADMINISTRATIVA;
Passo 4) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER ADMINISTRATIVO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;
NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;
Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:
1- Beneficiário: apresenta o código e o nome do beneficiário internado;
2- High user: campo para seleção do indicador de alto uso, ou seja, se a internação tem indicação de elevado índice de utilização de procedimento e/ou alto custo assistencial;
3- Abas: permite navegar pelas diferentes abas da auditoria administrativa e alternar entre os diferentes formulários e tipos de pareceres;
4- Parecer administrativo: campo aberto para preenchimento do parecer administrativo referente a respectiva internação (beneficiário);
5- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;
6- Encaminhamento administrativo: campo para seleção de um ou mais tipos de encaminhamento(s) administrativo(s);
7- Histórico encaminhamento administrativo: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos administrativos anteriores;
8- Arquivo: campo para anexação de arquivos;
Etapa 2: Parecer Técnico
Passo 5) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER TÉCNICO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;
NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;
Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:
1- Parecer técnico: campo aberto para preenchimento do parecer técnico referente a respectiva internação (beneficiário);
2- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;
3- Acompanhamento: campo para marcação de necessidade de acompanhamento rotineiro ao internado;
4- Histórico acompanhamento: link para acesso aos registros históricos de acompanhamento rotineiro;
5- Ações: campo para seleção das ações técnicas cabíveis e aplicáveis ao respectivo beneficiário internado;
6- Histórico de ações: link para acesso aos registros históricos de ações indicadas para o respectivo beneficiário internado;
7- Atuação: campo destinado a marcação de indicação de atuação (intervenção) do auditor, conforme critério de auditoria adotado pela equipe da operadora;
8- Histórico de atuação: link para acesso aos registros históricos de atuação para o respectivo beneficiário internado;
9- Alta: campo para registrar se o beneficiário recebeu alta e qual o motivo;
10- Histórico Alta: link para acesso aos registros históricos de registro de motivo de alta para o respectivo beneficiário internado;
11- Arquivo: campo para anexação de arquivos;
Etapa 2: Parecer Social
Passo 6) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER SOCIAL, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;
NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;
Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:
1- Parecer Social: campo aberto para preenchimento do parecer social referente a respectiva internação (beneficiário);
2- Histórico parecer social: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;
3- Encaminhamento social: campo para marcação de qual o encaminhamento social indicado ao internado;
4- Histórico encaminhamento social: link para acesso aos registros históricos de encaminhamento social do internado;
5-Arquivo: campo para anexação de arquivos;
6- Referenciamento programas: campo para marcação de quais programas são indicados para o internado;
7- Histórico referenciamento programas: link para acesso aos registros históricos referenciamento de programas dado ao beneficiário internado;
8- Listagem: campo para marcação de indicação de prestador para encaminhamento / tratamento do beneficiário internado;
9- Histórico listagem: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos para prestadores dado ao respectivo beneficiário internado;