Como realizar Auditoria Administrativa a partir dos beneficiários internados?

Como realizar Auditoria Administrativa a partir dos beneficiários internados?

Definição: Auditoria Administrativa faz parte do Processo de Auditoria Concorrente e acontece durante o período de internação do beneficiário. Esse tipo de auditoria requer a existência de uma internação, que pode ter sido identificada previamente ou durante as visitas de auditoria in-loco.

As interfaces e funcionalidades para realização de Auditoria Administrativa estão disponíveis para auditores e/ou operadora, conforme definição de privilégios feita pelo administrador do sistema.

A Auditoria Administrativa é composta por três etapas, onde são obtidos três diferentes tipos de pareceres, que são:

  1. Parecer Administrativo: 
  2. Parecer Técnico: 
  3. Parecer Social: 

 

Veja a seguir o passo a passo de como realizar uma auditoria administrativa:

Etapa 1: Parecer Administrativo

Passo 1) Acesse o menu CENSO HOSPITALAR  BENEFICIÁRIO;

Passo 2) Localize o beneficiário internado a partir dos critérios desejado, selecionando os filtros de pesquisa de interesse e clicando em PESQUISAR;

Clique para ampliar. Tela de pesquisa de beneficiários internados (Censo Hospitalar)

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos:

Dashboard

01- Internados: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Eletivos: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como eletiva (guia de internação);
      • Urgência / emergência: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como urgência / emergência (guia de internação);
    • Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
      • Eletivos: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação eletiva. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
      • Urgência / emergência: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação urgência / emergência. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
    • Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
      • Eletivos: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação eletiva;
      • Urgência / emergência: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação de urgência / emergência;

02- Altas hospitalares: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada pela equipe de censo da TRIX nos últimos 7 dias, considerando toda a rede credenciada;
    • Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
    • Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;

03- Censos realizados: existem apenas 1 forma de obter este indicador:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação)  verificados hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação)  verificados nos últimos 7 dias pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;

04- Alertas gerados: apresenta o total de alertas gerados a partir das ocorrências de contas (guias TISS) que se enquadraram em pelo menos uma regra definida no workflow. Toda conta (guia cadastrada ou importada) é validada e caso se enquadre em algum critério, será gerado um alerta. NOTA: Por padrão, as guias que derem origem a um alerta não geram auditoria automaticamente, ou seja, para as internações / beneficiários apresentadas na listagem que deram origem a uma alerta precisam ser analisar manualmente pelo usuário que pode criar uma auditora.

05- Aguardando autorização: apresenta as guias de internação que estão aguardando autorização pela operadora, ou seja, estão em análise ou em auditoria. Considerando toda a rede credenciada.

SEÇÃO EM ATUALIZAÇÃO

Filtros de pesquisa

06- Código / Nome Contratado / Prestador: campo aberto que permite informar um ou mais prestadores para refinamento da pesquisa de internados. O campo pode ser preenchido com código ou nome do prestador;

07- Operadora: campo que permite inserir o código da operadora do beneficiário, para compor os critérios de pesquisa;

08- Data alta: campo para escolha de um tipo de alta (com alta, sem alta, ambos, alta provisória), para compor os critérios de pesquisa;

09- Rede Censo: campo para escolha do tipo de rede (direta ou indireta) a ser considerada mos critérios de pesquisa. Rede DIRETA são os credenciados da própria operadora, enquanto que rede INDIRETA são os prestadores de outras localidades. NOTA: a identificação de rede está condicionada a parametrização e integração personalizada com o SAW;

10- Pesquisar CID: campo aberto que permite informar ou mais CID’s para compor os critérios da pesquisa. Podem ser informado o código ou descrição do CID;

11- Código do beneficiário: campo que permite informar o código do beneficiário  para compor os critérios de pesquisa. Não é necessário informar o código da operadora;

12- Número da guia: campo que permite informar o número da guia para compor os critérios de pesquisa;

13- Período de internação de: campo que permite informar a data de início de uma internação como critério de pesquisa, serão consideradas na consulta somente as internações a partir da data informada neste campo;

14- Caráter atendimento: campo que permite selecionar o caráter de internação a ser considerado na pesquisa. As opções disponíveis são ELETIVA e URGÊNCIA / EMERGÊNCIA;

15- Nome: campo aberto que permite informar o nome completo ou parcial do beneficiário como critério de pesquisa de internados;

 

Passo 3) Depois de localizar o beneficiário desejado, na lista de internados, clique no botão AÇÕES – INCLUIR AUDITORIA ADMINISTRATIVA;

Passo 4) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER ADMINISTRATIVO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Formulário de Auditoria Administrativa, aba Parecer Administrativo.

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Beneficiário: apresenta o código e o nome do beneficiário internado;

2- High user: campo para seleção do indicador de alto uso, ou seja, se a internação tem indicação de elevado índice de utilização de procedimento e/ou alto custo assistencial;

3- Abas: permite navegar pelas diferentes abas da auditoria administrativa e alternar entre os diferentes formulários e tipos de pareceres;

4- Parecer administrativo: campo aberto para preenchimento do parecer administrativo referente a respectiva internação (beneficiário);

5- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

6- Encaminhamento administrativo: campo para seleção de um ou mais tipos de encaminhamento(s) administrativo(s);

7- Histórico encaminhamento administrativo: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos administrativos anteriores;

8- Arquivo: campo para anexação de arquivos;

 


Etapa 2: Parecer Técnico

Passo 5) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER TÉCNICO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Tela de Auditoria Administrativa, formulário de Parecer Técnico.

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Parecer técnico: campo aberto para preenchimento do parecer técnico referente a respectiva internação (beneficiário);

2- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

3- Acompanhamento: campo para marcação de necessidade de acompanhamento rotineiro ao internado;

4- Histórico acompanhamento: link para acesso aos registros históricos de acompanhamento rotineiro;

5- Ações: campo para seleção das ações técnicas cabíveis e aplicáveis ao respectivo beneficiário internado;

6- Histórico de ações: link para acesso aos registros históricos de ações indicadas para o respectivo beneficiário internado;

7- Atuação: campo destinado a marcação de indicação de atuação (intervenção) do auditor, conforme critério de auditoria adotado pela equipe da operadora;

8- Histórico de atuação: link para acesso aos registros históricos de atuação para o respectivo beneficiário internado;

9- Alta: campo para registrar se o beneficiário recebeu alta e qual o motivo;

10- Histórico Alta: link para acesso aos registros históricos de registro de motivo de alta para o respectivo beneficiário internado;

11- Arquivo: campo para anexação de arquivos;

 


Etapa 2: Parecer Social

Passo 6) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER SOCIAL, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Tela de Auditoria Administrativa, aba Parecer Social

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Parecer Social: campo aberto para preenchimento do parecer social referente a respectiva internação (beneficiário);

2- Histórico parecer social: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

3- Encaminhamento social: campo para marcação de qual o encaminhamento social indicado ao internado;

4- Histórico encaminhamento social: link para acesso aos registros históricos de encaminhamento social do internado;

5-Arquivo: campo para anexação de arquivos;

6- Referenciamento programas: campo para marcação de quais programas são indicados para o internado;

7- Histórico referenciamento programas: link para acesso aos registros históricos referenciamento de programas dado ao beneficiário internado;

8- Listagem: campo para marcação de indicação de prestador para encaminhamento / tratamento do beneficiário internado;

9- Histórico listagem: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos para prestadores dado ao respectivo beneficiário internado;

admin

Os comentários estão fechados.