Auditoria Concorrente

Apresentação do módulo

Visão geral do módulo de Auditoria Concorrente
Descrição: O módulo de Auditoria Concorrente fornece um conjunto extenso e completo de funcionalidades que colaboram para a promoção e realização do acompanhamento eficiente e contínuo de hospitalizações, com foco nos custos e na qualidade dos serviços de atenção a saúde prestados. Inúmeros recursos estão disponíveis ao auditor, dentre eles, ferramentas para: 1- reavaliação da necessidade da internação; 2- observação e entrevista ao beneficiário; 3- acompanhamento e validação de procedimentos, diagnósticos e terapias; 4- avaliação de cuidados recebidos pelo beneficiário; 5- registro e gestão das evoluções médicas; 6- análise do prontuário, suas prescrições e anotações; 7- auditoria com viés administrativo, contratual, de enfermagem e/ou médica; 8- acompanhamento e posicionamento sobre necessidade de prorrogação de internação e/ou alta; 9- visualização em tempo real das internações e rede; 10- dashboard completo com painel de indicadores de visitas, internações, auditorias e muito mais.   Veja a seguir a visão geral do Processo de Auditoria Concorrente:

Visão Geral do Processo de Auditoria Concorrente

Como realizar Auditoria Administrativa a partir dos beneficiários internados?

Definição: Auditoria Administrativa faz parte do Processo de Auditoria Concorrente e acontece durante o período de internação do beneficiário. Esse tipo de auditoria requer a existência de uma internação, que pode ter sido identificada previamente ou durante as visitas de auditoria in-loco.

As interfaces e funcionalidades para realização de Auditoria Administrativa estão disponíveis para auditores e/ou operadora, conforme definição de privilégios feita pelo administrador do sistema.

A Auditoria Administrativa é composta por três etapas, onde são obtidos três diferentes tipos de pareceres, que são:

  1. Parecer Administrativo: 
  2. Parecer Técnico: 
  3. Parecer Social: 

 

Veja a seguir o passo a passo de como realizar uma auditoria administrativa:

Etapa 1: Parecer Administrativo

Passo 1) Acesse o menu CENSO HOSPITALAR  BENEFICIÁRIO;

Passo 2) Localize o beneficiário internado a partir dos critérios desejado, selecionando os filtros de pesquisa de interesse e clicando em PESQUISAR;

Clique para ampliar. Tela de pesquisa de beneficiários internados (Censo Hospitalar)

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos:

Dashboard

01- Internados: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Eletivos: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como eletiva (guia de internação);
      • Urgência / emergência: apresenta a lista de internados mapeados pela equipe de Censo Hospitalar, cujo o tipo de internação foi marcada como urgência / emergência (guia de internação);
    • Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
      • Eletivos: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação eletiva. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
      • Urgência / emergência: apresenta a lista de internados considerando as guias de internação com tipo de internação urgência / emergência. Ou a partir do preenchimento do comunicado de internação feito pelo prestador a partir da própria guia;
    • Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
      • Eletivos: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação eletiva;
      • Urgência / emergência: uma rotina executada automaticamente pelo SAW busca a cada intervalo de tempo (definido pela operadora), os dados de internados a partir das guias de internação com classificação de urgência / emergência;

02- Altas hospitalares: existem 3 formas de obtenção do indicador, que são:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta confirmada pela equipe de censo da TRIX nos últimos 7 dias, considerando toda a rede credenciada;
    • Para clientes que não tem serviço de censo hospitalar
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, informadas pelos prestadores ou pela própria operadora a partir da funcionalidade de comunicado de internação / alta;
    • Para clientes que tem Web Service / integração com sistema de gestão
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada hoje (das 0h até a data hora atual), os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação) com alta registrada nos últimos 7 dias, os dados são obtidos a partir da execução automática de rotina / integração com a operadora;

03- Censos realizados: existem apenas 1 forma de obter este indicador:

    • Para clientes do serviço de censo da TRIX
      • Hoje: apresenta o total de internados (com guia de internação)  verificados hoje (das 0h até a data hora atual) pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;
      • Últimos 7 dias: apresenta o total de internados (com guia de internação)  verificados nos últimos 7 dias pela equipe de censo da TRIX, considerando toda a rede credenciada. Entra na conta todos os beneficiários / internações tendo ocorrido ou não movimentação (alta, nova internação ou sem mudança) + os novos internados identificados;

04- Alertas gerados: apresenta o total de alertas gerados a partir das ocorrências de contas (guias TISS) que se enquadraram em pelo menos uma regra definida no workflow. Toda conta (guia cadastrada ou importada) é validada e caso se enquadre em algum critério, será gerado um alerta. NOTA: Por padrão, as guias que derem origem a um alerta não geram auditoria automaticamente, ou seja, para as internações / beneficiários apresentadas na listagem que deram origem a uma alerta precisam ser analisar manualmente pelo usuário que pode criar uma auditora.

05- Aguardando autorização: apresenta as guias de internação que estão aguardando autorização pela operadora, ou seja, estão em análise ou em auditoria. Considerando toda a rede credenciada.

SEÇÃO EM ATUALIZAÇÃO

Filtros de pesquisa

06- Código / Nome Contratado / Prestador: campo aberto que permite informar um ou mais prestadores para refinamento da pesquisa de internados. O campo pode ser preenchido com código ou nome do prestador;

07- Operadora: campo que permite inserir o código da operadora do beneficiário, para compor os critérios de pesquisa;

08- Data alta: campo para escolha de um tipo de alta (com alta, sem alta, ambos, alta provisória), para compor os critérios de pesquisa;

09- Rede Censo: campo para escolha do tipo de rede (direta ou indireta) a ser considerada mos critérios de pesquisa. Rede DIRETA são os credenciados da própria operadora, enquanto que rede INDIRETA são os prestadores de outras localidades. NOTA: a identificação de rede está condicionada a parametrização e integração personalizada com o SAW;

10- Pesquisar CID: campo aberto que permite informar ou mais CID’s para compor os critérios da pesquisa. Podem ser informado o código ou descrição do CID;

11- Código do beneficiário: campo que permite informar o código do beneficiário  para compor os critérios de pesquisa. Não é necessário informar o código da operadora;

12- Número da guia: campo que permite informar o número da guia para compor os critérios de pesquisa;

13- Período de internação de: campo que permite informar a data de início de uma internação como critério de pesquisa, serão consideradas na consulta somente as internações a partir da data informada neste campo;

14- Caráter atendimento: campo que permite selecionar o caráter de internação a ser considerado na pesquisa. As opções disponíveis são ELETIVA e URGÊNCIA / EMERGÊNCIA;

15- Nome: campo aberto que permite informar o nome completo ou parcial do beneficiário como critério de pesquisa de internados;

 

Passo 3) Depois de localizar o beneficiário desejado, na lista de internados, clique no botão AÇÕES – INCLUIR AUDITORIA ADMINISTRATIVA;

Passo 4) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER ADMINISTRATIVO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Formulário de Auditoria Administrativa, aba Parecer Administrativo.

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Beneficiário: apresenta o código e o nome do beneficiário internado;

2- High user: campo para seleção do indicador de alto uso, ou seja, se a internação tem indicação de elevado índice de utilização de procedimento e/ou alto custo assistencial;

3- Abas: permite navegar pelas diferentes abas da auditoria administrativa e alternar entre os diferentes formulários e tipos de pareceres;

4- Parecer administrativo: campo aberto para preenchimento do parecer administrativo referente a respectiva internação (beneficiário);

5- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

6- Encaminhamento administrativo: campo para seleção de um ou mais tipos de encaminhamento(s) administrativo(s);

7- Histórico encaminhamento administrativo: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos administrativos anteriores;

8- Arquivo: campo para anexação de arquivos;

 


Etapa 2: Parecer Técnico

Passo 5) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER TÉCNICO, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Tela de Auditoria Administrativa, formulário de Parecer Técnico.

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Parecer técnico: campo aberto para preenchimento do parecer técnico referente a respectiva internação (beneficiário);

2- Histórico parecer administrativo: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

3- Acompanhamento: campo para marcação de necessidade de acompanhamento rotineiro ao internado;

4- Histórico acompanhamento: link para acesso aos registros históricos de acompanhamento rotineiro;

5- Ações: campo para seleção das ações técnicas cabíveis e aplicáveis ao respectivo beneficiário internado;

6- Histórico de ações: link para acesso aos registros históricos de ações indicadas para o respectivo beneficiário internado;

7- Atuação: campo destinado a marcação de indicação de atuação (intervenção) do auditor, conforme critério de auditoria adotado pela equipe da operadora;

8- Histórico de atuação: link para acesso aos registros históricos de atuação para o respectivo beneficiário internado;

9- Alta: campo para registrar se o beneficiário recebeu alta e qual o motivo;

10- Histórico Alta: link para acesso aos registros históricos de registro de motivo de alta para o respectivo beneficiário internado;

11- Arquivo: campo para anexação de arquivos;

 


Etapa 2: Parecer Social

Passo 6) Na tela de realização da auditoria administrativa, aba PARECER SOCIAL, preencha os campos do formulário de acordo com a evolução / quadro do beneficiário e clique em GRAVAR;

NOTA: depois de salvar o formulário, não é mais possível alterar o registro;

Tela de Auditoria Administrativa, aba Parecer Social

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos e instruções de preenchimento:

1- Parecer Social: campo aberto para preenchimento do parecer social referente a respectiva internação (beneficiário);

2- Histórico parecer social: link para acesso aos registros históricos de pareceres anteriores;

3- Encaminhamento social: campo para marcação de qual o encaminhamento social indicado ao internado;

4- Histórico encaminhamento social: link para acesso aos registros históricos de encaminhamento social do internado;

5-Arquivo: campo para anexação de arquivos;

6- Referenciamento programas: campo para marcação de quais programas são indicados para o internado;

7- Histórico referenciamento programas: link para acesso aos registros históricos referenciamento de programas dado ao beneficiário internado;

8- Listagem: campo para marcação de indicação de prestador para encaminhamento / tratamento do beneficiário internado;

9- Histórico listagem: link para acesso aos registros históricos de encaminhamentos para prestadores dado ao respectivo beneficiário internado;

Como realizar Auditoria Concorrente a partir das internações?

EM ATUALIZAÇÃO, atualizado a última vez em 09/12/2021

Definição: Auditoria Concorrente recebe este nome porque concorre (acontece simultaneamente) com a internação do beneficiário. Esse tipo de auditoria requer a existência de uma internação, identificada previamente a partir de internações registradas ou percebida presencialmente durante as visitas de auditoria.

As interfaces e funcionalidades para realização de auditoria concorrente estão disponíveis aos auditores e operadora, conforme definição de privilégios feita pelo administrador do sistema.

Veja a seguir o passo a passo de como realizar uma auditoria concorrente:

Passo 1) Acessar menu AUDITORIA CONCORRENTE MONITORADOS;

Passo 2) Localize o internado a partir da rede (filtro de pesquisa REDE) ou utilizando outros filtros de pesquisa, botão PESQUISA DE BENEFICIÁRIOS;

Passo 3) Depois de localizar o beneficiário, clique no botão AÇÕES – INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE;

Passo 4) Em seguida informe os dados do auditor a classificação de urgência, selecione a TIPO DE AUDITORIA e clique em CADASTRAR;

Passo 5) Na listagem de internações, na coluna ações, clique em INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE;

NOTA: observe que a opção INCLUIR AUDITORIA CONCORRENTE só está disponível nas internações em que ainda não foi criada nenhuma auditoria, o que também pode ser identificado na listagem de internação quando houver o valor NÃO na coluna AUDITORIA;

DICA: para ter uma melhor experiência com a interface utilize zoom de 100% no seu navegador, dessa forma todas as opções e recursos estarão visíveis, inclusive o botão de AÇÕES

Veja a seguir o detalhamento dos itens numerados da interface:

01- Rede: campo selecionável que permite selecionar e restringir a visualização dos internados de acordo com a rede;

02- Internados Eletivos: este indicador é obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix, independente da existência de guia de internação ou comunicado de internação;
  • Operadoras que NÃO TEM o serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados com guia de internação cadastrada (com data de internação maior igual a hoje) + internados com comunicado de internação cadastrada  (com data de internação maior igual a hoje) + internados obtidos a partir de integração (WS) com o prestador;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: existem dois cenários para este indicador, que são:
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, e que pertencem a rede principal (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora que estão em trânsito, ou seja, beneficiários de outra localidade internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: são os internados que estão fora da sua localidade (intercâmbio);

03- Internados urgência / emergência: este indicador pode ser obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix e marcados como internação de  urgência / emergência, independente da existência de guia de internação ou comunicado de internação;
  • Operadoras que NÃO TEM o serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados com guia de internação cadastrada e marcada como urgência / emergência (com data de internação maior igual a hoje);

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: existem dois cenários para este indicador, que são:
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: são os internados em caráter de urgência / emergência que estão fora da sua localidade (intercâmbio);

04- Prováveis internados: este indicador pode ser obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que hoje + os comunicados de internação cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix com data de internação maior que hoje;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que hoje;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que hoje, apenas de beneficiários locais;
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que hoje, apenas de beneficiários de intercâmbio;

05- Internações futuras: indicador obtido de duas formas, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data provável de internação maior que D+2, mais os comunicados de internação cadastrados pela equipe de Censo Hospitalar Trix com data de internação maior que D+2;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastrados pelos prestadores com data de internação maior que D+2;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que D+2, apenas de beneficiários locais;
      • LOCAL: são os internados na rede própria da operadora, que pertencem a mesma localidade de onde está internado (ex: beneficiários com código 865 internado em rede própria na região 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito, ou seja, beneficiários internados fora de sua região (ex: beneficiários com código 865 internados em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais e intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação + comunicados de internação com data de internação maior que D+2, apenas de beneficiários de intercâmbio;

06- Aguardando autorização: indicador obtido a partir das guias de internação cadastradas e ainda não autorizadas + guias de prorrogação cadastradas e ainda não autorizadas, considera os atendimentos locais + intercâmbio;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera as guias de internação + comunicados de internação dos beneficiários em prestadores na própria rede / localidade;
      • LOCAL: são as guias de internação dos beneficiários na rede própria da operadora (ex: beneficiários 865 aguardando autorização para internação em rede própria na localidade 865), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
      • EM TRÂNSITO: são os internados na rede própria da operadora e que estão em trânsito (ex: beneficiários com código 865 aguardando internação em localidade diferente da rede 865), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO:  considera as guias de internação não autorizadas de beneficiários fora de sua localidade (intercâmbio);

07- Internados hojeindicador obtido de duas maneiras, que são:

  • Operadoras que TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de internados mapeados e cadastrados pela equipe de censo nas últimas 24h;
  • Operadoras que NÃO TEM serviço de CENSO HOSPITALAR: considera o total de guias cadastradas pelos prestadores com data de internação menor igual a hoje (últimas 24h) + comunicados de internação cadastrados nas últimas 24h;

Subindicadores:

    • REDE PRÓPRIA: considera os beneficiários internados em rede própria da operadora e na mesma localidade do seu código de beneficiário;
      • LOCAL: são os beneficiários (código 865) internados na sua própria localidade / rede, considera apenas os atendimentos locais;
      • EM TRÂNSITO: são os beneficiários internados fora da sua rede própria (ex: beneficiários com código 865 internados em outra localidade / rede ou cidade), considera os beneficiários locais + intercâmbio;
    • REDE INTERCÂMBIO: considera os beneficiários internados fora da sua localidade;

08- Quantidade de internações por contrato: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internados por prestador contratado, considera internações em andamento (na data de hoje);

09- Quantidade de internações por estado: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internados por estado, considera internações em andamento (na data de hoje);

10- Quantidade de internações por tempo: indicador do tipo ranking que apresenta o gráfico com os totais de internações agrupadas por tempo de duração, considera internações em andamento (na data de hoje);

11- Botão – Pesquisa de beneficiário: fornece acesso aos filtros avançados para pesquisa de beneficiários;

12- Botão – Adicionar beneficiário internado: fornece acesso ao formulário para registro de novo internado; 

13- Link – Guia de internação: fornece acesso visualização detalhada da guia de internação que deu origem ao registro;

14- Link – Nome do beneficiário: fornece acesso a visualização ao cadastro detalhado do beneficiário;

15- Botão – Ações: botão que disponibiliza acesso as ações disponíveis para a respectiva internação, que são:

  • Visualizar: opção que permite acessar ;
  • Incluir auditoria concorrente: opção que permite criar uma nova auditoria a partir da respectiva internação. Permite inclusive, delegar a auditoria para um auditor específico, associar a auditoria a um ou mais CID’s, classificar, definir ou alterar a frequência de visita de auditoria, marcar como urgência / emergência e categorizar a auditoria (definindo assim um formulário específico). OBS: essa opção só está disponível nas internações que ainda não tem auditoria criada;
  • Atualizar internação: opção para atualizar os dados da internação. Apresenta um formulário para registro de informações como data de internação, caráter de atendimento, acomodação, indicação de recém-nascido, nº do leito, observações, CID e tipo de internação;
  • Informar alta: opção para informar a alta do internado, com opção para informar o motivo da internação e data;
  • Alertas:  opção que apresenta os alertas gerados pelo sistema, de acordo com os critérios parametrizados. Geralmente os alertas são referente aos prazos para realização da auditoria ou ocorrência de algum item / procedimento específico na internação;
  • Agendamento cirúrgico: opção que permite informar um evento cirúrgico, a partir do preenchimento de um formulário. Além dos dados do internado, do prestador, também permite informar o centro cirúrgico, sala e outros detalhes sobre o evento cirúrgico;
  • Histórico de ações: opção que permite visualizar todo o histórico da internação, como a guia principal as guias complementares e ainda a data da ação e o usuário responsável;

Passo 6) De volta a lista de internações, na última coluna da lista, clique novamente no botão AÇÕES, opção VISUALIZAR;

Passo 7) Na tela de visualização da guia, na barra de ações, clique no botão INICIAR;

Passo 8) Selecione a aba correspondente a auditoria (item 6 da imagem a seguir) e realize a auditoria preenchendo o respectivo fomulário. Se for o caso, avance pelas demais abas (tipos de auditoria) de acordo com sua rotina / processo de trabalho.

NOTA: as informações inseridas nos formulários são salvas automaticamente pelo sistema, não é necessário clicar e/ou acionar nenhum opção salvar;

Tela de visualização da Auditoria Concorrente

Veja a seguir o detalhamento dos itens numerados da interface:

01- Foto do beneficiário: apresenta a foto cadastrada pelo próprio beneficiário pelo app SAW MOBILE e/ou interface web do beneficiário;

02- Aba – Dados Gerais: seção que apresenta os dados cadastrais do beneficiário;

03- Aba – Dados de internação: seção que apresenta os dados refentes a internação. Disponibiliza link para visualização da guia a partir do campo NÚMERO DA GUIA;

04- Aba – Internação e DRG: seção que apresenta o status da internação e os dados do DRG referente a respectiva internação;

 

APP NSA AUDIT

Visão geral do APP NSA AUDIT

Descrição: O APP NSA AUDIT foi desenvolvido para ser a ferramenta de execução de Auditoria in-loco, ou seja, no ambiente do prestador. O APP pode ser utilizado mesmo off-line, onde a sincronização acontece assim que houver conexão com internet.

Veja a seguir a visão macro do processo de ativação do APP:

  1. Parametrização: etapa do processo referente disponibilização e configuração inicial do módulo de Auditoria Concorrente. Essa etapa é feita pelos usuários de perfil administrador;
  2. Criação de login: etapa de cadastros e definição de regras do auditor. Essa etapa é feita pelos usuários de perfil administrador;
  3. Instalação do APP: etapa do processo que deve ser feita pelos auditores que utilizarão o aplicativo como ferramenta de trabalho para realização das auditorias in loco. O aplicativo está disponível para download nas plataformas IOS ou ANDROID;

Como realizar auditoria concorrente utilizando o aplicativo NSA AUDIT?

Definição: Para iniciar o processo de auditoria de internação é necessário que existam pacientes internados e cadastrados no módulo de censo. A visualização dos internados e das visitas pode estar vinculada a região / grupo de atendimento do auditor.

 

Veja a seguir a visão de Processo do APP NSA AUDIT:

Visão de Processos do APP NSA AUDIT.

 

Veja a seguir o passo a passo de como realizar auditoria concorrente in-loco utilizando o app NSA AUDIT:

Etapa 1 – Solicitação de login e primeiro acesso

  1. Solicite a criação de uma conta para o administrador;
  2. Efetue login;
  3. Navegue pela interface e descubra as funcionalidades.

 

 

Veja a seguir a apresentação da tela principal e funcionalidades disponíveis:

  1. Menu de configurações: Acesso as funcionalidades de sincronização de dados registrados offline, avaliação do aplicativo e sair (logout);
  2. Filtro de pesquisa: Acesso as opções de pesquisa avançada pelos parâmetros: por contratado, código da carteirinha, guia de internação, nome do beneficiário, prioridade e período;
  3. Indicador de visitas Aguardando: Apresenta o indicador de quantidade de visitas aguardando a realização da auditoria;
  4. Indicador de visitas Andamento: Apresenta o indicador de quantidade de visitas com auditoria em andamento;
  5. Lista de visitas disponíveis para o usuário: Apresenta as visitas disponíveis para o auditor (visualização padrão) ou todas as visitas de todos os auditores (visualização completa);
  6. Seleção de visita: Direciona o usuário para os detalhes da visita, permitindo atribuir, assumir e/ou alterar a visita.
  7. Nome do beneficiário: Apresenta o nome completo do beneficiário;
  8. Código da visita: Apresenta a chave de identificação da visita gerada;
  9. Data de internação: Apresenta a data de internação informada no módulo de censo;
  10. Data limite: Apresenta a data limite para realização da visita;
  11. Localização: Apresenta o nome e código do prestador onde o beneficiário está internado;
  12. Prioridade: Apresenta o nível de prioridade classificado pela operadora;
  13. Status: Apresenta o status atual da auditoria da respectiva visita. As visitas podem assumir os seguintes status:
    • Aguardando – A visita assume o status aguardando logo após ser criada. Neste status a visita pode ser atribuída, assumida ou iniciada por um profissional;
    • Atribuída – A visita assume esse status ao ser assumida ou atribuída por um profissional. Neste status a visita poderá ser iniciada pelo profissional responsável; 
    • Andamento –  A visita assume esse status ao ser iniciada por um profissional. Neste status a visita poderá ser realizada ou cancelada pelo profissional responsável;
    • Realizada – A visita assume esse status ao ser concluída pelo profissional responsável. 
  14. Data início: Apresenta a data e hora de início da auditoria (acionamento do botão INICIAR);
  15. Data fim: Apresenta a data e hora fim da auditoria (acionamento do botão ENCERRAR);
  16. Tipo de auditoria: Apresenta o tipo de auditoria referente a visita (médica, enfermagem e administrativa);
  17. Dashboard: Menu rápido de acesso a tela inicial do aplicativo;
  18. Internações: Menu rápido para pesquisar internados e iniciar uma nova auditoria;
  19. Novo Internado: Menu rápido para cadastrar novo beneficiário internado;

Etapa 2 – Pesquisa de internados 

  1. Na tela inicial do app, no menu de rodapé, clicar em INTERNAÇÕES;
  2. É possível pesquisar o beneficiário utilizando o NOME ou CÓDIGO completo. Nota: O sistema apresenta apenas internações cadastradas pelo censo;
  3. Também é possível pesquisar o prestador desejado para ter acesso à lista de beneficiários internados no local.

Etapa 3 – Criação de visita de auditoria

  1. Pesquisar internados a partir do menu de acesso rápido INTERNAÇÕES;
  2. Na tela de listagem de beneficiários internados, clicar no NOME DO BENEFICIÁRIO para criar uma visita / auditoria. Em seguida clicar em CONTINUAR;
  3. Atestar se foi criada uma auditoria / visita para o beneficiário. Nota: O status inicial da auditoria é AGUARDANDO;

Etapa 4 – Auditoria de internado (preencher formulário)

  1. Na tela inicial (Dashboard), clicar no internado / visita que deseja auditar;
  2. Clicar no botão ASSUMIR para tornar-se responsável pela visita. Nota: ao acionar esta opção o status da auditoria / visita passa a ser ATRIBUÍDO;
  3. Clicar no botão INICIAR para começar a auditoria / visita. Nota: ao acionar esta opção o status da auditoria / visita passa a ser ANDAMENTO;
  4. Realizar a auditoria preenchendo os campos do formulário conforme necessário (Veja as instruções de preenchimento);
  5. Clicar no botão ENCERRAR para gravar as alterações em sistema e finalizar a auditoria da visita. Nota: ao encerrar a visita o status passa a ser FINALIZADO.

Veja a seguir o vídeo demonstrativo dos passos acima:


Outras funcionalidades

AÇÕES

  • Histórico de visitas;
  • Anexos;
  • Encaminhar auditoria;
  • Visualizar atendimento e agenda de visitas;
  • Frequência de visita;
  • Visualizar Guia de Internação;
  • Encerrar auditoria da visita;
  • Registrar alta;
  • Apontar internação para auditoria retrospectiva;

Campos disponíveis para preenchimento:

  • Estado Atual
    • Médico assistente;
    • Peso;
    • Altura;
    • Estado Geral;
    • Histórico;
  • Antibioticoterapia
    • Nome;
    • Tipo;
    • Tempo previsto em dias;
    • justificativa;
    • Data início;
    • Data Fim;
    • Adicionar;
  • Avaliação das condições de mobilidade
    • Tipo;
    • Observação mobilidade;
  • Administração de Dieta
    • Tipo;
    • Avaliação Estado Nutricional;
  • Eliminações Fisiológicas
    • Tipo;
  • Oxigenoterapia
    • Tipo;
    • Quantidade Litros mínima;
    • Data;
  • Traqueostomia
    • Traqueostomia/Intubação;
  • Aspirações
    • Aspirações;
  • Lesão por pressão
    • Tipo;
    • Aspecto;
    • Grau;
    • Membro;
    • Curativo;
    • Descrição;
    • Local do curativo;
    • Material;
    • Localização;
    • Adicionar;
  • Curativos
    • Nome;
    • Descrição
    • Curativo;
    • Data Início;
    • Data Fim;
  • Exames
    • Exames realizados;
    • Data;
    • Adicionar;
  • Médicos Solicitantes 
    • Pesquisa por nome;
  • OPME
    • Tipo;
    • Adicionar;
  • Acomodação
    • Tipo;
    • Número do leito;
    • Data início;
    • Data Fim;
    • Adicionar;
  • Hemoderivados
    • Tipo;
    • Quantidade de frascos;
    • Data;
  • Hemocomponente
    • Tipo;
    • Quantidade de frascos;
  • Parecer
    • Campo de texto;
  • CID
    • Pesquisa CID;
  • Eventos Adversos
    • Tipo;


Auditoria Técnica com workflow

Processo de Auditoria de Contas com Workflow (Unimed Curitiba)

Existem dois formatos de Auditoria Médica / Técnica disponíveis no SAW. Veja a seguir as características de cada formato:

  1. Auditoria por Etapas: neste formato, o fluxo de realização da auditoria pode ocorrer em até 3 etapas (auditoria administrativa, auditoria de enfermagem e auditoria médica), cada um delas pode ser habilitada individualmente, e o avanço para próxima etapa ocorre somente após o encerramento manual da etapa atual;
  2. Auditoria com Workflow: neste formato, o fluxo de realização da auditoria ocorre de acordo com as etapas e regras parametrizadas. Outras características deste formato está na possibilidade de encerramento tanto da auditoria quanto das etapas, de forma manual ou automática;

NOTA: Este FAQ aborda apenas o formato de Auditoria com Workflow.

A seguir, o Macroprocesso de Auditoria de Contas Médicas:

Detalhamento das etapas:

Prestador

  • Envio de faturamento: etapa em que os prestadores da rede credenciada, enviam suas cobranças (faturamento eletrônico) para operadora por WS ou interface web;

Na Operadora

  • Recebimento das contas pela Operadora: etapa em que contas são recebidas e processadas pelo aplicação SCE, neste momento ocorre a validação de regras, a identificação do tipo de conta e verificação de conta total ou parcial, dentre outras validações;
  • Sincronização de contas no sistema de gestão: etapa em que as contas são enviadas e sincronizadas com o sistema de gestão da Operadora, atualizando a situação das auditorias;

No SAW

  • Recebimento de contas no SAW: etapa em que as contas são recebidas do SCE e processadas, provocando a validação de regras e critérios para geração de auditoria, enquadramento nas categorias do workflow ou descarte da conta. As contas classificadas e enquadradas nos critérios definidos pela Operadora, dão origem a uma auditoria de conta;
  • Auditoria Técnica: etapa em que as contas que deram origem a uma auditoria são submetidas ao fluxo de auditoria do workflow, aplicação de glosas automáticas e consenso, de acordo com as regras parametrizadas pela Operadora;
  • Consenso: etapa em que o prestador participa do processo a aceite das glosas aplicadas. Nem todas as glosas estão sujeitas ao consenso do prestador, somente daqueles itens que estão configurados para permitir a aprovação manual do prestador;


Auditoria Técnica convencional

Como criar uma nova auditoria?

Criar nova auditoria

Passo 1) Acessar o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS;

Passo 2) Na tela de auditoria de técnica, acesse a opção “Nova Auditoria Técnica”;

Passo 3) Na tela de cadastro de auditoria técnica, acesse a opção “Pesquisar Lote”;

Passo 4) Na janela de pesquisa de lote de faturamento, informe os filtros de pesquisa (prestador, nº do lote e/ou período) e clique no botão “Pesquisar”;

OBS: Intervalo máximo de pesquisa é de 30 dias.

Passo 5) Selecione o lote de interesse clicando na opção Visualizar guias do lote na coluna ações.

Passo 6) Confirme a inclusão do lote na auditoria, acessando a opção “Incluir Lote em Auditoria” ou, caso tenha interesse acesse a opção  Visualizar guias vinculadas;

Passo 7) Atestar se os dados do lote estão corretos e confirmar a operação clicando no botão “Cadastrar” .

 

Figura 3: Tela de cadastro de auditoria técnica.

Veja a seguir, o detalhamento dos campos numerados da figura acima:

1) Número do lote: apresenta o número do lote (sequencial gerado pelo SAW ou informado manualmente) selecionado para a auditoria;

2) Valor: apresenta o valor do lote, considerando a soma de todas as guias contidas e selecionadas;

3) Data de fechamento

apresenta a data e hora de fechamento do lote.

4) Observação

Campo opcional para preenchimento de informações referente ao lote / auditoria, permite até 3995 caracteres. O conteúdo da observação poderá ser visualizado a qualquer momento a partir do respectivo lote / auditoria.

 

Analisar e glosar contas

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS;

Passo 2) Na tela auditoria técnica, na listagem de auditorias (com status EM AUDITORIA MÉDICA ou EM AUDITORIA ADMINISTRATIVA ou EM AUDITORIA DE ENFERMAGEM) clique no botão  Editar Auditoria Técnica;

Veja a seguir o detalhamento dos campos numerados e das áreas em destaque na figura 5:

1) Situação: filtro de pesquisa que permite localizar as auditorias pelo seus status.

OBS: as auditorias podem estar, dependendo da parametrização, na situação EM AUDITORIA ADMINISTRATIVA, EM AUDITORIA MÉDICA ou EM AUDITORIA DE ENFERMAGEM.

2) Editar auditoria técnica: ação que permite editar a auditoria;

Passo 3) Na tela de edição de auditoria técnica, clique no botão  Auditar na coluna ações, conforme pode ser observado em destaque na imagem 7 a seguir;

Veja a seguir o detalhamento dos campos numerados e das áreas em destaque na figura 6:

1) Ações: área de ações disponíveis para a auditoria;

2) Dados da auditoria técnica: apresenta os dados de identificação e resumo sobre a auditoria técnica;

3) Dados do lote de faturamento: apresenta os dados de identificação e resumo sobre o lote de faturamento;

4) Ações disponíveis na guia / conta: apresenta os ícones de acesso as ações disponíveis para a guia;

5) Legenda situação da auditoria: apresenta ícones que permitem visualizar a situação da auditoria para a respectiva guia, inclusive o nome do auditor responsável;

Passo 4) Na tela de Auditoria Técnica, na seção Guias do Beneficiário, acesse a opção “Guia do Prestador” para expandir o detalhamento da conta (guia) e ter acesso as ações disponíveis para os serviços (itens e procedimentos) contidos na guia;

Veja a seguir o detalhamento dos campos numerados e das áreas em destaque na figura acima:

1) Abas de navegação na conta: permite visualizar o conteúdo da conta / guia de forma segmentada (por tipo de item);

2) Dados conta / lote: apresenta um resumo do lote / conta, contendo os dados de:

  • número do lote;

  • tipo de guia;

  • valor do lote;

  • data de criação do lote;

  • prestador;

  • beneficiário;

  • auditor responsável;

  • regras de auditoria de enfermagem;

  • regras de auditoria médica.

3) Atualizar auditoria (valores): funcionalidade que permite atualizar os valores auditados / glosados; também apresenta mensagem de instrução sobre ao funcionamento do recurso;

4) Agrupamento e status da guia: permite alternar entre o modo expandido / recolhido, apresentando ou ocultando os serviços / procedimentos que compõe a guia; apresenta também ícones com legendas sobre o status da auditoria na respectiva guia;

5) Pesquisa de guia vinculada (guia principal): funcionalidade que permite pesquisar (quando houver) a guia principal que deu origem a respectiva conta;

6) Dados da guia: permite visualizar os dados de identificação e resumo da conta:

  • Código / vínculo com a conta principal;

  • Data e hora da internação (guia principal);

  • Data e hora saída internação (guia principal);

  • Contratado (prestador executante);

  • Rede (tipo de rede de atendimento);

  • Período de faturamento;

  • Tipo de internação (urgência e/ou emergência);

  • Tipo de faturamento;

Tipo de internação:

7) Ações da guia: apresenta o conjunto de ações / funcionalidades disponíveis para a respectiva guia;

  • Abrir guia: permite abrir a guia TISS referente a conta;

  • Guias vinculadas: permite pesquisar e acessar as guias vinculadas, ou seja, as demais contas que compõe a cobrança e/ou a guia principal;

  • Marcar como auditada: permite marcar as guias, consequentemente todos os serviços da mesma, como auditados;

  • Marcar como não auditada: permite marcar as guias, consequentemente todos os serviços da mesma, como não auditados;

  • Glosar guia: permite aplicar uma glosa referente a guia como um todo;
  • Excluir glosas da guia: permite remover / excluir todas as glosas da guia;
  • Visitas: permite pesquisar as visitas feitas pelos auditores na fase de auditoria concorrente e visualizar o itens glosados;

  • Anexo / download arquivo: permite anexar arquivos a guia e definir a permissão (prestador e/ou analista) de visualização para os mesmos;

8) Auditorias realizadas: apresenta ícone com nome, login e tipo do auditor que já realizou a auditoria na guia / item;

Passo 5) Clique no botão Glosar no caso de item ainda não auditado, ou, Alterar Glosa em caso de item já auditados, na coluna ações, conforme pode ser observado na figura 7;

Passo 6) Registre as glosas (definindo ou alterando os valores, quantidades ou porcentagem do serviço);

Veja a seguir o detalhamento dos campos numerados e das áreas em destaque na figura 8:

Ações: apresenta os ícones de acesso as funcionalidades disponíveis para a glosa:

  • Gravar: permite salvar as alterações (glosas) registradas

  • Alterar serviço: permite alterar o serviço apresentado originalmente na conta;

  • Incluir serviço: permite adicionar um novo serviço vinculado ao serviço apresentado originalmente na conta;

  • Cancelar inclusão ou alteração: permite desfazer / remover o item de serviço adicionar ou alterado.

  • Novo valor: permite definir um novo valor unitário para o serviço;

  • Glosa valor unitário: permite aplicar um valor de glosa unitário, ou seja, definir um novo valor unitário para o item cobrado;

Glosa quantidade: permite aplicar uma glosa na quantidade total de serviços cobrados.

OBS 1: o sistema permite a aplicação de glosas de forma combinada, ou seja, é possível glosar o valor unitário ao mesmo tempo que é aplicado uma glosa da quantidade cobrada. Ao aplicar a glosa os valores são automaticamente recalculados, porém para efetivar sua aplicação, necessário acesse a ação GRAVAR.

OBS 2: existem outros tipos de glosa, como por exemplo:

glosa de honorário, neste caso o tipo da glosa deve ser selecionado dentre uma lista de opções, conforme exemplo apresentado na imagem a seguir; ou

glosa por percentual, neste caso a glosa pode ser aplicada por percentual, conforme exemplo apresentado na imagem a seguir:

Passo 7) Ainda na tela de registro da glosa, clique na ação ;

Passo 8) De volta a tela de auditoria, na seção dados da conta, clique na opção para atualizar os dados da conta;

Marcar a guia como auditada

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique no botão Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Na tela de edição de auditoria técnica, clique no botão Auditar na coluna ações.

Passo 4) Clique na guia do prestador.

Passo 5) Clique no botão  Glosar na coluna ações

Passo 6) Clique na opção “Marcar como auditada” a aba Conta geral, caso a auditoria não tenha pendências.

Marcar todas as guias como auditadas

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica Clique no botão  Editar Auditoria Técnica;

Passo 3) Clique na opção “Marcar todas as guias auditadas”;

Passo 4) Clique no botão “OK”  na tela superior do navegador para confirmar a operação.

Consultar lotes por beneficiário

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS;

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique na opção ;

Passo 3) Clique no botão  Auditar na coluna ações;

Passo 4) Clique na guia do prestador.

Trocar mensagem (Auditor x Prestador)

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique no botão Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Clique na opção

Passo 4) Clique na opção

Passo 5) Preencha a mensagem.

Passo 6) Clique no botão

Visualizar histórico de auditoria

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique no botão” Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Clique no botão”Visualizar Histórico.

Excluir auditoria técnica

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, Clique no botão “Excluir Auditoria Técnica.

Consultar lotes editados

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela auditoria técnica, clique na opção” ”.

Gerar folha de rosto

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique no botão”Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Clique no botão “ Gerar folha de rosto.

Download XML prestador

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela de auditoria técnica, clique no botão “ Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Clique na opção “”.

Alterar glosa

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela auditoria técnica, clique no botão ” Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Na tela edição de auditoria técnica, clique no botão”Auditar na coluna ações.

Passo 4) Clique na opção “”.

Passo 5) Clique no botão “  Alterar Glosa.

Remover glosa

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela auditoria técnica, clique no botão ”  Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Na tela edição de auditoria técnica, clique no botão”Auditar na coluna ações.

Passo 4) Clique na opção “”.

Passo 5) Clique no botão “Remover Glosa.

Alterar excluir mensagem/item

Passo 1) Acesse o menu AUDITAR → CONTAS MÉDICAS.

Passo 2) Na tela auditoria técnica, clique no botão ”Editar Auditoria Técnica.

Passo 3) Na tela auditoria técnica, clique no botão” ” Auditar na coluna ações.

Passo 4) Clique na opção “ ”.

Passo 5) Clique no botão “Visualizar Histórico do Item.

Quais os status dos lotes e auditorias?

Status de auditorias

Status Descrição
Em auditoria administrativa

Significa que a conta / auditoria está na fase 1 – auditoria administrativa. Esse status só ocorre, caso respectivo local de atendimento esteja configurado para obrigar a execução de auditoria administrativa nas suas contas.

Em auditoria de enfermagem

Significa que a conta / auditoria está na fase 2 – auditoria de enfermagem. Esse status só ocorre, caso respectivo local de atendimento esteja configurado para obrigar a execução de auditoria de enfermagem nas suas contas.

Em auditoria médica

Significa que a conta / auditoria está na fase 3 – auditoria médica. Esse status só ocorre, caso respectivo local de atendimento esteja configurado para obrigar a execução de auditoria médica nas suas contas.

Pendente de aprovação guia

Significa que a auditoria (de qualquer fase) foi encerrada pelo auditor, e ainda não foi confirmada pelo prestador.

Aguardando resposta de contestação

Significa que a auditoria (de qualquer fase) foi encerrada pelo auditor, com contestação, e ainda não foi respondida (glosas acatadas ou rejeitas) pelo prestador.

 

Status das contas / guias em auditoria

Status Descrição

Em auditoria

a guia ainda não foi auditada

Encerrada

a auditoria da guia foi concluída (marcada como auditoria concluída).

Removida

a guia foi removida do lote / auditoria.

Pendente

a auditoria da guia foi iniciada mas não foi marcada como concluída.

Aguardando resposta de contestação Médica

a auditoria da guia foi concluída com contestação e ainda foi respondida (contestação acatada ou rejeitada) pelo prestador.

Como cadastrar o relatório de intercâmbio?

Notas:

  • O relatório de intercâmbio é uma funcionalidade criada para facilitar a geração dos indicadores de auditoria técnica de contas referente aos atendimentos de intercâmbio;
  • O preenchimento/complemento do relatório de intercâmbio é condicional para encerrar a auditoria da conta (guia);
  • O preenchimento do relatório de intercâmbio pode ser feito pelos auditores médico e/ou enfermeiros, contudo, o encerramento da auditoria só pode ser feito pelo auditor médico, vinculando automaticamente o carimbo e assinatura previamente cadastrados;
  • A obrigatoriedade do preenchimento do relatório de intercâmbio é definida por parâmetro pelo administrador do sistema;
  • A edição e alteração pode acontecer durante todo o processo de auditoria, uma vez encerrada a auditoria não é mais possível alterar;

Veja a seguir a visão de processo:

Veja a seguir o passo a passo para geração do relatório de intercâmbio:

Passo 1. Acessar o menu AUDITARCONTAS MÉDICAS;

Passo 2. Na listagem de auditorias clicar na ação EDITAR CONTAS MÉDICAS;

Passo 3. Na tela de EDIÇÃO DE CONTAS MÉDICAS clicar na ação RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO;

Passo 4. Complementar o preenchimento do relatório de intercâmbio e clicar em GRAVAR, conforme pode ser observado na imagem a seguir.

Relatório de intercâmbio – Tela de preenchimento/alteração de relatório.

Descrição dos campos:

Ações:

  • Gravar: Permite o usuário gravar o relatório de intercâmbio;
  • Guia Resumo: Permite o usuário acessar a guia de resumo de Internação vinculada ao relatório de intercâmbio;
  • Alterar: Permite o usuário confirmar as alterações feitas no relatório de intercâmbio;
  • Imprimir: Permite o usuário Imprimir o relatório de Intercambio;
  • Recarregar: Permite o usuário recarregar a pagina.

1 – Conta Parcial: Preenchido automaticamente com as informações da conta;

2 – Fatura: Preenchimento automático, caso a cobrança tenha sido realizada pelo modulo de faturas;

3 – Período: Preenchido automaticamente com a informação do período da conta;

4 – Lote: Preenchido automaticamente com as informações da guia de cobrança;

5 – Prestador: Preenchido automaticamente com as informações do prestador da conta;

6 – Tratamento: Preenchido automaticamente com as informações da autorização do campo “Tipo de Internação”, deverá retornar se for “Clínica”, “Cirúrgica”, “Obstétrica”, “Pediátrica” ou “Psiquiátrica”.

7 – Cid-10 Primários e Secundários: Preenchido automaticamente com as informações dos Cids, cobrados na conta;

8 – Internação: Preenchimento automático, informa o tipo de internação (eletivo ou urgência/emergência).

9 – Confirmado: Campo de preenchimento automático, conforme regras da operadora, apresenta as opções a serem selecionadas, “Anátomo Patológico”, “Exames Complementares” e/ou “Dados Clínicos/Exame Físico”;

10 – Nome paciente: Campo preenchido automaticamente com as informações do cadastro do beneficiário;

11 – Nr G.I.H.: Campo de preenchimento automático com as informações da conta;

12 – Código do Beneficiário: Campo preenchido automaticamente com as informações do cadastro do beneficiário;

13 – Idade: Campo preenchido automaticamente com as informações do cadastro do beneficiário;

14 – Sexo: Campo preenchido automaticamente com as informações do cadastro do beneficiário.

15 – Data/Hora da Internação: Campo de preenchimento automático e obrigatório, caso tenha a informação do comunicado de Internação e Alta no SAW, caso não tenha, será apresentado em branco permitindo a alteração;

16 – Data/Hora da Alta: Campo de preenchimento automático e obrigatório que trás a informação do Comunicado de Internação e Alta do SAW, se houver. Caso não tenha a informação, o campo vem em branco e permite alteração;

17 – Códigos de procedimentos terapêuticos ou cirúrgicos autorizados: Campo preenchido automaticamente, com os códigos dos procedimentos da aba de honorários, se não houver dados permite alteração;

18 – Descrições procedimentos: Campo preenchido automaticamente, com a descrições dos procedimentos da aba de honorários, se não houver dados permite alteração;

19 – Datas das realizações: Campo com a informação da cobrança, caso o procedimento seja informado automaticamente. Caso não tenha a informação o campo permite alteração.

20 – Procedimento principal realizado foi o autorizado?: Campo de preenchimento automaticamente com os procedimentos do “Grupo Estatístico” HNN ou HON de maior valor calculado, com a opção “SIM” selecionada. Caso não tenha um procedimento nestas condições o sistema deverá retornar esse campo com a funcionalidade “NÃO” habilitada e permite alteração; 

21 – Houve mudança de procedimento durante o atendimento?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

22 – Quimioterápico foi liberado diferente do utilizado?: Campo  preenchido por padrão com “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

23 – Alterações de tratamento cirúrgico por adição de procedimento?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

24 – Alterações de tratamento cirúrgico por exclusão de procedimento?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

25 – Alterações de tratamento cirúrgico por modificação de técnica?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

26 – Alterações de tratamento cirúrgico por adição de OPME?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração;

27 – Alterações de tratamento cirúrgico por exclusão de OPME?: Campo preenchido por padrão como “NÃO”. Caso selecionada a funcionalidade “SIM” é obrigatório o preenchimento da Descrição/Justificativa e da Data/Tempo Cirúrgico e permite alteração.

28 – Indicação de Internação: Campo de preenchimento automático, deverá apresentar a informação do campo CID-10 principal e descrição, é permitido alteração;

29 – Evolução Clínica: Campo de preenchimento automático e obrigatório, deverá apresentar as informações do campo “Indicação Clínica” da autorização, é permitido alteração e a possibilidade de inclusão;

Justificativa para utilização de leito de alto custo, UTI, isolamento, longa permanência: Campo de preenchimento automático e obrigatório, deverá apresentar:

30 – Códigos: Campo destinado à códigos de diária(s);

31 – Descrição: Campo de descrição do tipo de diária utilizado;

32 – Período: Campo do período de utilização da(s) diária(s);

33 – Justificativa: Campo de justificativa do tipo de diária;

34 – Histórico e Resumo Clínico: Campo obrigatório, destina-se a descrever informações clínicas do beneficiário;

35 – Não se aplica:  Selecione esta opção para informar que o campo correspondente não se aplica ao relatório.

36 – Antibióticos (avaliação CCIH?): Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

37 – Antifúngicos (avaliação CCIH?): Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

38 – Imunobiológicos: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

39 – Sangue e derivados: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

40 – OPME (correlacionar com procedimentos): Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

41 – Nutrição (correlacionar com procedimentos): Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

42 – Terapia renal substitutiva: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

43 – Curativos especiais (descrição das lesões): Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

44 – Gasoterapia: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

45 – Anatomopatológico: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

46 – O2 hiperbárico: Campo de preenchimento manual, para o preenchimento automático a operadora deverá solicitar para a equipe de conectividade(através do Suporte da Trix Tecnologia) a integração com o sistema de gestão da operadora;

47 – Ações de auditorias já executadas: Mensagem Padrão, “Cobrança com adequação”. Campo disponível para edição;