TISS – Cadastro de Guias / Solicitação de Autorização

Como cadastrar Guia de CONSUTA ELETIVA?
Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE CONSULTA ELETIVA Perfil Prestador: Menu solicitar – Consulta eletiva ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Consulta eletiva          
Como cadastrar Guia de GUIA SP/SADT?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE SP/SADT

Perfil Prestador: Menu solicitar – SP/SADT ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone SP/SADT

Como cadastrar Guia de INTERNAÇÃO?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE INTERNAÇÃO

 

Perfil Prestador: Menu solicitar – Internação ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Internação

 

Como cadastrar Guia de OPME?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE OPME

Perfil Prestador: Menu solicitar – OPME ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone OPME

 

Como cadastrar Guia de QUIMIOTERAPIA?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE QUIMIOTERAPIA

Perfil Prestador: Menu solicitar – Quimioterapia ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Quimioterapia

Como cadastrar Guia de OUTRAS DESPESAS?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE OUTRAS DESPESAS

Perfil Prestador: Menu solicitar – Outras despesas ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Outras despesas.

Como cadastrar Guia de PRORROGAÇÃO?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE PRORROGAÇÃO

Perfil Prestador: Menu solicitar – Prorrogação ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Prorrogação

Como cadastrar Guia de RADIOTERAPIA?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE RADIOTERAPIA

Perfil Prestador: Menu TISS – Painel de Execução – Realizar a pesquisa da guia principal

Como cadastrar Guia de HONORÁRIOS?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE HONORÁRIOS

Perfil Prestador: Menu solicitar – Honorários ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Honorários

Como cadastrar Guia de RESUMO DE INTERNAÇÃO?

Assista ao vídeohelp CADASTRO DE GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

Perfil Prestador: Menu Solicitar – Resumo de Internação ou Menu TISS – Painel de Execução – ícone Resumo de Internação


Biometria Facial

Apresentação do módulo de Biometria Facial

O reconhecimento facial é um dos mecanismos de elegibilidade mais seguros que existe no SAW, seu uso e restrições são definidos e parametrizados pela Operadora. Prestadores e profissionais de saúde serão comunicados sobre a utilização deste recurso durante os Processos de Atendimento e/ou Realização de Procedimentos, conforme definido pela Operadora.

Assista ao vídeo de apresentação do módulo e fique por dentro.

Veja a seguir o Processo suportado pelo Módulo de Biometria Facial:

Visão Geral do Processo de Biometria Facial

Como fazer o cadastro da Biometria Facial?

Regra: o cadastro da biometria facial pode ser feito por qualquer prestador da rede credenciada, e será feito sempre no primeiro atendimento do beneficiário após a Operadora habilitar o recurso. Nos atendimentos posteriores ocorrerá apenas a autenticação da biometria facial.


Veja a seguir o passo a passo para realizar o cadastro e primeira autenticação da Biometria Facial:

Passo 1) Acesse o menu SOLICITAR (escolha uma guia de autorização);

Passo 2) Com a guia aberta, preencha o código do beneficiário e aguarde a abertura da tela de autenticação por biometria facial;

Passo 3) Na janela de cadastro e autenticação facial, selecione o dispositivo (câmera), habilite a opção memorização de permissão de uso da câmera e clique em PERMITIR;

Notificação de permissão de acesso a câmera pelo navegador. Em destaque a sequência de execução: 1- seleção da câmera, 2- memorização da decisão (permissão de acesso a câmera) e 3- botão PERMITIR.

Passo 4) Na janela de cadastro e autenticação, já com a câmera habilitada e ligada, posicione corretamente o beneficiário dentro da área de enquadramento e clique em CAPTURAR FOTO;

Área de captura (cadastro e/ou autenticação) da biometria facial. Em destaque a sequência de execução: 1- Enquadramento do rosto do beneficiário, 2- botão CAPTURAR FOTO

NOTA: Dicas para captura de imagens de qualidade.

  • Limpe a lente da câmera;
  • Evite reflexo ou posicionar a câmera contra o sol ou outras fontes de luz;
  • Garanta uma boa iluminação;
  • Solicite ao beneficiário que retire acessórios que dificultem a identificação, tais como:
    • boné, chapéu, máscara, óculos de sol;
    • se possível, retire objetos e/ou barreiras entre a câmera e o beneficiário (paredes de vidro, películas, etc);

 

Passo 5) Confirme a operação clicando em AUTENTICAR FOTO. Ao acionar esta opção você está cadastrando a biometria facial e ao mesmo tempo realizando a autenticando. Caso necessário, faça uma nova captura, acionando a opção CAPTURAR NOVAMENTE;

Área de captura /autenticação da biometria facial, com as opções (botões), após a captura da foto. Em destaque a sequência de execução: 1- botão AUTENTICAR FOTO, para confirmar a autenticação.

Passo 6) De volta ao formulário de cadastro da guia, observe o ícone “” (Biometria facial autenticada com sucesso!), conforme pode ser observado em destaque na figura a seguir.

Continue o preenchimento da guia normalmente.

Guia de Consulta Eletiva com biometria facial autenticada com sucesso.

 

Regra: a autenticação por biometria facial pode ocorrer em dois momentos: 1- no cadastro da guia (solicitação de autorização) e, 2- na realização de procedimentos. A Operadora é quem configura o momento em que a autenticação deve ocorrer.

Como realizar a autenticação por biometria facial

Regra: a autenticação por biometria facial pode ocorrer em dois momentos: 1- na cadastro da guia (solicitação de autorização) e, 2- na realização de procedimentos. A Operadora é quem configura o momento em que a autenticação deve ocorrer.


Como exemplo será demonstrada a autenticação por biometria facial no momento do PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO, ou seja, durante o cadastro da guia.

Passo 1) Acesse o menu SOLICITAR (escolha uma guia de autorização);

Passo 2) Com a guia aberta, preencha o código do beneficiário e aguarde a abertura da tela de autenticação por biometria facial;

Passo 3) Na janela de cadastro e autenticação facial, selecione o dispositivo (câmera), habilite a opção memorização de permissão de uso da câmera e clique em PERMITIR;

Notificação de permissão de acesso a câmera pelo navegador. Em destaque a sequência de execução: 1- seleção da câmera, 2- memorização da decisão (permissão de acesso a câmera) e 3- botão PERMITIR.

Passo 4) Na janela de cadastro e autenticação, já com a câmera habilitada e ligada, posicione corretamente o beneficiário dentro da área de enquadramento e clique em CAPTURAR FOTO;

Área de captura (cadastro e/ou autenticação) da biometria facial. Em destaque a sequência de execução: 1- Enquadramento do rosto do beneficiário, 2- botão CAPTURAR FOTO.

NOTA: Dicas para captura de imagens de qualidade.

  • Limpe a lente da câmera;
  • Evite reflexo ou posicionar a câmera contra o sol ou outras fontes de luz;
  • Garanta uma boa iluminação;
  • Solicite ao beneficiário que retire acessórios que dificultem a identificação, tais como:
    • boné, chapéu, máscara, óculos de sol;
    • se possível, retire objetos e/ou barreiras entre a câmera e o beneficiário (paredes de vidro, películas, etc);

 

Passo 5) Confirme a operação clicando em AUTENTICAR FOTO. Ao acionar esta opção você está cadastrando a biometria facial e ao mesmo tempo realizando a autenticando. Caso necessário, faça uma nova captura, acionando a opção CAPTURAR NOVAMENTE;

Área de captura /autenticação da biometria facial, com as opções (botões), após a captura da foto. Em destaque a sequência de execução: 1- botão AUTENTICAR FOTO, para confirmar a autenticação.

Passo 6) De volta ao formulário de cadastro da guia, observe o ícone “” (Biometria facial autenticada com sucesso!), conforme pode ser observado em destaque na figura a seguir. Continue o preenchimento da guia normalmente.

Guia de Consulta Eletiva com biometria facial autenticada com sucesso.

 

 

Como isentar a autenticação por biometria facial?

Regra: a autenticação por biometria facial pode ocorrer em dois momentos: 1- na cadastro da guia (solicitação de autorização) e, 2- na realização de procedimentos. A Operadora é quem configura o momento em que a autenticação deve ocorrer.


Como exemplo será demonstrada a autenticação por biometria facial no momento do PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO, ou seja, durante o cadastro da guia.

Passo 1) Depois da terceira tentativa malsucedida de autenticação por biometria facial, o SAW apresenta a opção PULAR AUTENTICAÇÃO, clique para confirmar a isenção;

Área de captura (autenticação por biometria facial) da foto, com a opção PULAR AUTENTICAÇÃO apresenta após a terceira tentativa malsucedida. Em destaque a sequência de execução para isentar a autenticação por biometria facial.

Passo 2) Selecionar o motivo da isenção e clicar em CONFIRMAR;

Passo 3) Atestar se a isenção biometria facial foi efetiva, observe se o ícone e status Biometria Facial não autenticada! foi apresenta no formulário (guia TISS). Agora basta continuar o preenchimento da guia normalmente;

Guia de Consulta com ícone indicador de Biometria Facial não autenticada.

 

 


Controle de Acesso

Como cadastrar e gerenciar os usuários do local de atendimento

Nota: somente usuários prestadores com privilégio de administrador do local de atendimento podem criar e gerenciar os logins e contas de outros usuários do respectivo local de atendimento. Para saber se você é um administrador do local de atendimento, verifique se está disponível a opção de menu ADMINISTRAR; caso não esteja, solicite esse privilégio de acesso para sua operadora. Só pode existir um único administrador para cada local de atendimento.

 

Passo 1) Acesse o menu ADMINISTRAR, submenu LOCAL DE ATENDIMENTO

Passo 2) Na tela de listagem dos usuário do local de atendimento, clique na ação NOVO USUÁRIO;

Tela de listagem de usuário do local de atendimento.

Nota: a partir da listagem de usuários do local de atendimento, é possível acessar as demais funcionalidade de gestão de logins, que são: EDITAR CADASTRO DO USUÁRIO, DEFINIR SENHA PADRÃO, ATIVAR / DESATIVAR USUÁRIO, HISTÓRICO DE ERRO DE LOGIN e EXCLUIR USUÁRIO DO LOCAL DE ATENDIMENTO.

 

Passo 3) Preencha os dados do usuário, os parâmetros e comportamentos para o usuário e clique no botão CADASTRAR;

Tela de cadastro de usuário no local de atendimento.

 

Veja a seguir o detalhamento dos campos do formulário de cadastro de usuário:

 

Dados de identificação do usuário

  • Local de Atendimento: apresenta o nome do local de atendimento em modo somente leitura;
  • Login: campo obrigatório onde deve ser informado login para o usuário. O sistema não permitirá a utilização de logins já existentes;
  • Nome: campo obrigatório onde deve ser informado o nome do usuário. Utilize sempre o nome completo do profissional;
  • Senha: campo obrigatório gerado automaticamente pelo sistema, cujo valor padrão sempre é saw@1234. A senha inicial gerada automaticamente, deve ser redefinida no primeiro acesso do usuário;
  • Confirmar senha: campo obrigatório gerado automaticamente pelo sistema, cujo valor padrão sempre é saw@1234;
  • Telefone: campo obrigatório onde deve ser informado o telefone (preferencialmente nº de telefone fixo) de contato do local de atendimento;
  • Ramal: campo opcional onde pode ser informado um número de ramal interno dentro do ambiente do prestador;
  • Celular: campo opcional onde pode ser informado um número de celular do usuário;
  • E-mail: campo obrigatório onde deve ser informado o e-mail de contato do usuário. O e-mail será utilizado para fins de notificação;

 

Parâmetros do usuário

  • Utiliza leitora de cartão: parametrização definida pela operadora, é apresentado aqui somente para conhecimento. Quando esse parâmetro está habilitado, o sistema força o uso da leitora de cartão magnético para capturar e preencher automaticamente os dados do beneficiário no registro de guias TISS. Esse comportamento estar definido individualmente para cada tipo de guia (SP/SADT, Consulta e Internação);
  • Utiliza biometria na solicitação: parametrização definida pela operadora, é apresentado aqui somente para conhecimento. Quando esse parâmetro está habilitado, o sistema força a autenticação biométrica do beneficiário no registro de guias TISS. Esse comportamento pode ser definido individualmente para cada tipo de guia (SP/SADT, Consulta e Internação);
  • Utiliza biometria na realização (guia SP/SADT): parametrização definida pela operadora, é apresentado aqui somente para conhecimento. Quando esse parâmetro está habilitado, o sistema força a autenticação biométrica do beneficiário na realização dos procedimentos. Esse comportamento pode ser definido apenas para as guia de SP/SADT;
  • Permitir manipulação de lote de faturamento: parâmetro que pode ser definido aqui, pelo prestador administrador do local de atendimento. Permite  bloquear ou liberar acesso para que o prestador crie e manipule seus próprios lotes de faturamento;
  • Permitir envio de transação via webservice: parâmetro que permite habilitar o envio da solicitação (guia TISS) via webservice para a operadora. É utilizado caso o prestador não queira utilizar o SAW e deseja enviar as solicitações TISS diretamente do seu sistema próprio. Para mais informações sobre como utilizar o Webservice SAW consulte o FAQ Como utilizar o webservice SAW;
  • Selecionar a tabela que será definida como padrão para o usuário, todas as vezes que for cadastrar uma guia: parâmetro que permite definir a tabela de procedimentos previamente selecionada para o prestado no momento do registro de guias. As opções de tabelas disponíveis aqui, foram definidas pela operadora, caso a opção desejada esteja faltando, entre em contato com a operadora e solicite a disponibilização.

 

 

Assista o tutorial em vídeo:


Recurso de Glosa

Apresentação do Módulo Recurso de Glosa

A finalidade do Recurso de Glosa é permitir que Prestadores possam questionar (contestar) as glosas aplicadas pela Operadora. No SAW o processo está condicionado ao formato de faturamento eletrônico adotado na operadora, podendo ser a partir da forma convencional (lotes de faturamento) ou a partir das faturas.

 

No processo a seguir é possível observar como acontece para operadoras que utilizam o módulo de faturamento eletrônico combinado com o envio de fatura / nota fiscal.

 

Vísão Geral do Processo de Recurso de Glosa. Clique para ampliar a imagem.

 

 

Veja a seguir a tabela de detalhamento dos status

Subprocessos Perfil Descrição

Faturamento Eletrônico

Prestador

Etapa inicial onde o prestador envia as cobranças pelo SAW e pode acompanhar o andamento da análise e aplicação de glosas pela operadora.

Envio de faturas / NFe

Prestador

Etapa exclusiva para os prestadores que utilizam o módulo de fatura. Esta fase compreende o agrupamento e fechamento financeiro das cobranças junto com o envio da nota fiscal.

Processamento de lotes / contas

Operadora

Serviço disponibilizado pela operadora, que recebe, processa e valida a completude e corretude das cobranças enviadas pela rede credenciada.

Análise de cobranças / lotes

Operadora

Etapa interna da operadora onde acontece a auditoria e aplicação das glosas.

Monitoramento do Faturamento Eletrônico

Prestador

Refere-se a acompanhamento diário feito pelo prestador e que corresponde a parte das rotinas de gestão financeira do estabelecimento.

Solicitar demonstrativos

Prestador

Nesta onde o prestador acessar os demonstrativos (de análise e pagamento) e assim ter uma visão detalhada das glosas aplicadas pela operadora

Recurso de glosa

Prestador

Etapa onde o prestador contesta (definindo um novo valor) as glosas e justifica essas contestações.

 

Como solicitar demonstrativo de pagamento?

Nota: A tela de demonstrativos de retorno pode ser acessada diretamente a partir da opção de menu TISS -> DEMONSTRATIVOS.


Esta etapa do recurso de glosa consiste em resgatar informações sobre data e valor de pagamento dos lotes, valores das glosas e outras informações de interesse ao prestador.

 

Passo 1) Acessar a opção de menu TISS -> Recurso de glosa;

Passo 2) Na parte superior da tela de Recurso de glosa acessar a opção Demonstrativos;

Passo 3) Usuário deve acessar a opção Solicitar Demonstrativo de Pagamento;

Passo 4) Para realizar a solicitação, o usuário deve selecionar e preencher respectivamente os seguintes campos:

Passo 4.1) Prestador financeiro (Selecionar);

Passo 4.2) Opção COMPETÊNCIA ou DATA DO PAGAMENTO (Selecionar);

Passo 4.2.1) Opção 1: Ao selecionar Competência o campo em branco deve ser preenchido com ANO MÊS do pagamento. Ex: Fevereiro de 2020 = 202002;

Solicitar Demonstrativo pelo mês referente ao pagamento

Passo 4.2.2) Opção 2: Ao selecionar DATA DO PAGAMENTO o campo em branco deve ser preenchido como DIA, MÊS e ANO do pagamento. Ex: 17 Fevereiro de 2020 = 17/02/2020;

Solicitar Demonstrativo pela data referente ao pagamento

 

Passo 5) Verificar se as informações estão corretas e clicar no botão SOLICITAR.

Como solicitar demonstrativo de análise?

Nota: A tela de demonstrativos de retorno pode ser acessada diretamente a partir da opção de menu TISS -> Demonstrativos.


Passo 1) Acessar a opção de menu TISS > Recurso de glosa;

Passo 2) Na parte superior da tela de Recurso de glosa acessar ação Demonstrativos;

Passo 3) Na parte superior da tela de Demonstrativos de Retorno, o usuário deve acessar a opção Solicitar Demonstrativo de Análise;

Passo 4) Para realizar a solicitação, o usuário deve selecionar e preencher respectivamente os seguintes campos:

A) Prestador financeiro (Selecionar);

B) Número de protocolo (Preencher);

Preenchimento das informações do demonstrativo

 

Passo 5) Verificar se todos campos foram preenchidos e clicar em SOLICITAR.

Como Recursar guias glosadas?

Nota: O demonstrativo de retorno pode ser acessado através da opção do menu TISS -> submenu FATURAMENTO ELETRÔNICO na coluna AÇÕES do lote com status ANALISADO COM GLOSA.


 

Passo 1) Acessar a opção de menu TISS > submenu RECURSO DE GLOSA;

Passo 1

Submenu Recurso de Glosa

Passo 2) Na parte superior da tela de Recurso de glosa acessar ação Demonstrativos;

 

Passo 3) No campo Tipo de transição alterar para Retorno de análise. Assim que alteração for feita, os SAW irá exibir os seguintes filtros para pesquisa:

A) Número do lote;

B) Número da fatura;

C) Protocolo da operadora;

 

Filtros de pesquisa dos Demonstrativos

 

Passo 4) Para localizar e detalhar o demonstrativo de um lote glosado, o usuário pode utilizar os filtros de pesquisa para localizar e clicar na opção Detalhar demonstrativos na coluna Ações.

Detalhar Demonstrativo de Análise

 

Passo 5) Na tela Detalhes Demonstrativo de Análise de Conta serão exibidas informações como Valor Glosado e Valor Informado. Para que sejam mostradas guias disponíveis para recurso, o usuário deverá clicar no botão Expandir todos como demonstrado na imagem abaixo:

Informações inicias e expandir todos

 

Passo 5.1) Ao Expandir  serão exibidas todas guias glosadas e informações como Número de guia, beneficiário Data do pagamento.

Informações exibidas ao expandir

 

Passo 6) O usuário deve selecionar as guias que deseja recursar através da caixa de seleção ou pelo botão Marcar todas as glosas. Assim que selecionadas, utilizar o botão Recursar Guias Selecionadas.

Selecionar guias e recursar selecionadas

 

 

Passo 7) Na tela de Recurso de guia, o prestador deve preencher os campos VALOR RECURSADO e JUSTIFICATIVA DO PRESTADOR e clicar no ícone GRAVAR na parte superior da guia.

Realizar o preenchimento da guia e gravar

 

Passo 8) Quando o prestador realizar a gravação da guia, a mensagem Guia Cadastrada com Sucesso! será exibida na parte superior da guia. O usuário deve checar se a guia cadastrada encontra-se com o Status  RECEBIDOna opção Guias Recurso Glosa.

Tela Guias Recurso de Glosa

Como enviar o Recurso de glosa?

Passo 1) Para inciar o processo de envio, o prestador deve acessar a opção de menu TISS -> Recuso de glosa e clicar na opção Lotes Recurso Glosa Fatura.

Passo 2) O usuário deve acessar a opção + Recurso glosa fatura. 

Criar nova glosa fatura

Passo 3) O usuário deve preencher o Número da fatura do lote glosado e apertar a tecla TAB para que os dados sejam resgatados automaticamente. Por fim, clicar no botão Cadastrar.

Tela de preenchimento da glosa fatura.